Nasci em 02/09/53 em Porto Alegre, RS. Resido na praia de Atlântida em Xangri-lá, RS. Sou casado com a Isabel e tenho 3 filhos adultos. Atualmente dou treinamentos e mentoria pela PowerSelf, sou investidor e mentor da Vakinha e da WOW Aceleradora, da qual sou co-fundador e membro do conselho.
Empreendedor
Criei várias empresas. Minha primeira fase foi industrial. Na Digitel fiquei sozinho em um porão por um ano em 78 e 79. Em 92, quando vendi minha participação, ela faturava US$30Milhões. A Altus nasceu em 82 numa sala da Digitel e em 92 faturava US$15Milhões. Depois de um ano sabático comecei a Treinar (93-97) e a Presenta (93-97), pequenas empresas de serviços que vendi em 97 para me dedicar à PowerSelf, que nunca deslanchou. Na PowerSelf (1996) tive e continuo tendo os maiores ganhos de aprendizado, apesar do relativo fracasso financeiro. Assumi a PlugIn em 2000 e a vendi em 2008, com um crescimento de 11 vezes, enquanto mantive a PowerSelf sob a gestão de minha filha Manuela. Minha primeira experiência de investidor anjo foi um fracasso: a WAPT (97). A Vakinha (2008) já foi um sucesso, assim como a WOW, primeira aceleradora de startups non-profit do Brasil, que fundei em 2013 com Cássio Bobsin Machado, Bruno Peroni e André Ghignatti.
Aprendedor
Minha formação foi de elite brasileira: toda em escolas públicas :). Grupo Escolar Ildefonso Gomes, Colégio de Aplicação da UFRGS (65-71), Engenharia Eletrônica na UFRGS (72-76) e Mestrado em Ciência da Computação também na UFRGS (76-78). Voltei à Universidade em 2013 para fazer a formação de bacharel em filosofia pela PUC-RS. Fui professor de tempo parcial na Informática da UFRGS de 1977 a 1999.
Militante
Minhas causas:
– Empreendedorismo – a vida que vale a pena é um empreendimento. Empreendimento coletivo é cooperação, não conflito.
– Desenvolvimento Tecnológico – desenvolver é criar o novo e não apenas saber usá-lo.
– Responsabilidade Social – a sociedade é quem resolve os seus problemas, o Estado é apenas um dos seus meios.
- Defendi a Reserva de Mercado da Informática, quando participei da ABICOMP e organizei a Comissão Especial de Informática da FIERGS em 83, que coordenei até 86. Defendo ainda o princípio e critico a forma como foi implementado.
- Em 1983, Newton Braga Rosa e eu criamos a primeira cadeira de empreendedorismo no Brasil, que continua até hoje inspirando várias gerações de empreendedores digitais.
- Presidi a Associação Junior Achievement-RS e participo do seu Conselho há mais de duas décadas – sou voluntário até hoje desta causa que comungo.
- Fui Diretor ou Conselheiro de entidades empresariais: ABICOMP, FIERGS, Sucesu-RS, Internetsul, SEPRORGS, ACPA/Federasul, onde coordenei a Divisão de Tecnologia.
- De 2008 a 2011 representei os provedores no CGI.br onde coordenei o processo de formulação dos “Princípios para a Governança da Internet”.
- Também fui membro do GNSO da ICANN, onde tentei, sem sucesso, definir um processo de definição de prioridades.
- De 2010 a 2016 fui membro do Conselho Superior da FAPERGS, onde também propus um processo de definição de prioridades.