Durações Relativas

 

Duração é a essência do tempo. Mas uma coisa é a duração objetiva, o intervalo entre dois eventos, medido em ciclos de outro movimento. Outra coisa é a sensação de duração subjetiva: a vivência do presente com intensidade de experiência mais do que medida objetiva. Mas quanto dura o presente? O agora pode ser tão longo quanto a consciência abarque, mesmo que o sentimento não a acompanhe.

A Terra gira em torno de si mesma em 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos, tempo de vida aproximado dos efemerópteros.

A Lua gira em torno da Terra em 27,322 dias, duração aproximada da vida de uma mosca e do tempo da rotação do Sol em torno de si mesmo. Por ser uma gigante massa de gases, sua rotação não é uniforme. No equador, a volta leva cerca de 24 dias, e nos polos 30 dias.

A Terra gira em torno do Sol em 365 dias mais 5 horas, 45 minutos e 46 segundos, aproximadamente a duração da vida de um camaleão-de-labord. Segundo a ONU, a expectativa de vida humana em 2019 era de 72,6 anos.

O Sol leva 219 milhões de anos para dar uma volta completa na galáxia. A espécie humana existe há apenas 200 mil anos. A duração da espécie dos dinossauros na Terra foi de 165 milhões de anos.

Que tal aproveitar melhor o imponderável tempo que lhe resta? Aprenda Gestão do Tempo comigo e entenda que ela nada mais é do que a própria gestão da vida através das escolhas que fazemos. Reflita, planeje e aja com organização, tornando sua existência mais produtiva e feliz. Comece pelo meu livro, clicando aqui.

2 Comment

  1. FERNANDO DA CUNHA WAGNER says:

    Acho que os humanos não ficarão mais tempo no planeta Terra , que os dinossauros.

  2. Como você não cansa de nos ensinar, “tempo é vida”. Faça dos seus momentos, os melhores com planejamento, intensidade e vivendo o presente! Parabéns pela reflexão.

Deixe uma resposta