Método, Técnica e Tecnologia

O termo método já era usado no grego clássico (méthodos) no sentido de “estudo ordenado de uma questão filosófica ou científica”. A palavra pode ser decomposta no prefixo meta (posterior, transformado, transcendente) + hodós (caminho). Em sentido genérico é, portanto, o “caminho pelo qual se vai além”.
Técnica vem do grego “tékne” que significa arte. Se o método é o caminho ou o mapa, a técnica é a maneira de andar. Técnicas são maneiras de resolver problemas e realizar atividades essencialmente práticas usando ferramentas.
Tecnologia é o “logos” aplicado à “tékne”, o conhecimento aplicado ao desenvolvimento da técnica, envolvendo tanto o aprimoramento dos métodos e das ferramentas utilizadas como a criação de novos métodos e ferramentas.
Quer conhecer as técnicas de Gestão do Tempo que unem filosofia, eficácia e uso das ferramentas certas para uma vida mais equilibrada? Clique aqui e conheça o meu livro “Tempo e Razão”, onde reúno, atualizando constantemente, tudo o que aprendi e ensinei na área.

Deixe uma resposta