Sobre

Nasci em 02/09/53 em Porto Alegre, RS onde resido. Sou casado há 40 anos e tenho 3 filhos adultos. Atualmente dou treinamentos e mentoria pela PowerSelf, sou investidor e mentor da Vakinha e da WOW Aceleradora, da qual sou co-fundador e membro do conselho. Desde 2013 estudo Filosofia na PUC-RS.

Empreendedor

Empreendi a criação, crescimento e venda de  várias empresas. Na Digitel fiquei sozinho em um porão por um ano em 78 e 79 – em 92 quando vendi minha participação ela faturava US$40Milhões. A Altus nasceu numa sala da Digitel e em 92 faturava US$15Milhões. Depois de um ano sabático comecei a Treinar (93-97) e a Presenta (93-97), empresas pequenas que vendi em 97 para me dedicar à PowerSelf, que nunca deslanchou. Na PowerSelf (1996) tive e continuo tendo os maiores ganhos, apesar do fracasso financeiro. Por isso, assumi a PlugIn em 2000 e a vendi em 2008, com um crescimento de 11 vezes no período, mantendo a PowerSelf sob a gestão de minha filha Manuela. Minha primeira experiência de investidor anjo foi um fracasso: a WAPT (97-97). A Vakinha (2008) já é um sucesso,  assim como a WOW que fundei em 2013, sendo a primeira aceleradora de startups non-profit do Brasil.

Aprendedor 

Minha formação foi de elite brasileira: toda em escolas públicas :). Grupo Escolar Ildefonso Gomes, Colégio de Aplicação da UFRGS (65-71), Engenharia Eletrônica na UFRGS (72-76) e Mestrado em Ciência da Computação também na UFRGS (76-78). Voltei à Universidade em 2013 para fazer a formação de bacharel em filosofia pela PUC-RS.

Militante

Minhas causas:

– Empreendedorismo – a vida que vale a pena é um empreendimento. Empreendimento coletivo é cooperação, não conflito.

– Desenvolvimento Tecnológico – desenvolver é criar o novo e não apenas saber usá-lo.

– Responsabilidade Social – a sociedade é quem resolve os seus problemas, o Estado é apenas um dos seus meios.

  • Defendi a Reserva de Mercado da Informática, quando participei da ABICOMP e organizei a Comissão Especial de Informática da FIERGS em 83, que coordenei até 86. Defendo ainda o princípio e critico a forma como foi implementado.
  • Em 1983, Newton Braga Rosa e eu criamos a primeira cadeira de empreendedorismo fora de um curso de Administração no Brasil, que continua até hoje inspirando várias gerações de empreendedores digitais.
  • Presidi a Associação Junior Achievement-RS e participei do seu Conselho por mais de uma década – sou voluntário até hoje desta causa que comungo.
  • Fui Diretor ou Conselheiro de entidades empresariais: ABICOMP, FIERGS, Sucesu-RS, Internetsul, SEPRORGS, ACPA/Federasul, onde coordenei a Divisão de Tecnologia.
  • De 2008 a 2011 representei os provedores no CGI.br onde liderei o processo de formulação dos “Princípios para a Internet” (www.cgi.br/resolucoes/documento/2009/003), que creio ser um legado importantíssimo não só para o Brasil.
  • Também fui membro do GNSO da ICANN, onde tentei, sem sucesso, definir um processo de definição de prioridades.
  • De 2010 a 2016 fui membro do Conselho Superior da FAPERGS, onde propus um processo de definição de prioridades, que espero seja mantido.